Você não precisa de uma bola de cristal para prever o futuro financeiro da sua empresa, mas se deseja impulsionar seus negócios, ter uma visão clara do seu fluxo de caixa é primordial. Já falamos aqui no blog sobre a importância de controlar o fluxo de caixa (cash flow) justamente para poder visualizar o cenário financeiro atual e futuro da empresa.
Somente diante dessas informações é possível tomar as melhores decisões, seja a curto, médio ou longo prazo, como aproveitar oportunidades e fazer algum investimento ou frear os gastos. É preciso entender que todo empreendedor precisa controlar a movimentação financeira de sua empresa e saber exatamente para onde estar indo seu dinheiro. Organização é palavra de ordem nesse quesito.
Por isso, selecionamos 3 dicas para ajudar no processo de organização do seu fluxo de caixa.
- Faça o levantamento do saldo da sua empresa
Reúna todos os valores atuais (dinheiro em caixa, conta bancária, cofre, todo o dinheiro disponível da sua empresa). O valor total será o ponto de partida para o controle do fluxo de caixa da empresa. - Tome nota de todas as contas a pagar e a receber e anote todas as entradas e saídas assim que ocorrerem.
Registre todas as movimentações financeiras, o que a empresa precisa pagar a fornecedores e o que vai receber dos clientes. Por exemplo: se a empresa comprou uma máquina e parcelou em 5 vezes, anote as 5 parcelas mês a mês. Faça o mesmo com o que tem a receber dos clientes. Dessa forma você terá uma visão mais clara do futuro.
Crie o hábito de anotar toda a movimentação do dinheiro que entra e sai diariamente. Não deixe para depois. Com a agitação cotidiana, corre-se o risco de esquecer de anotar essas informações e isso é uma verdadeira armadilha. Por isso, atualize seu cash flow diariamente. Dessa forma, a qualquer momento, poderá consultar o fluxo de caixa com a segurança de que as informações estão corretas e atualizadas. - Escolha um período para controlar e analise o planejamento financeiro
Determine o período para elaborar e controlar o fluxo de caixa por meio do planejamento financeiro. Você pode selecionar, por exemplo, os próximos 12 meses. Após definir o período, acompanhe cada movimentação que ocorrer neste prazo e atualize as informações de maneira que, se houver alguma divergência, você possa corrigir o quanto antes.
Para ajudar no controle do fluxo de caixa da empresa, você pode e deve optar por algum sistema operacional que auxilie e agilize esse processo, além de oferecer relatórios periódicos para que você possa visualizar, através de gráficos e valores, a situação financeira da sua empresa. O melhor software, neste caso, é aquele que se atenda as necessidades e a rotina da sua empresa.