Com a chegada de final de ano, não basta apenas reforçar estoque e preparar equipe para o período de festas, mas elaborar o planejamento estratégico para o ano seguinte é fundamental.
Um planejamento bem elaborado pode te ajudar a superar crises no mercado, se adaptar a mudanças inesperadas e sustentar diante de imprevistos. Além, claro, de se manter vivo no mercado diante da concorrência, fortalecendo sua marca e se estabelecendo.
Mas de nada adianta ter tudo isso no papel e não colocar em prática. Por isso, mãos a obra ok?

Mas antes de iniciar as atividades, você precisa responder 3 perguntas:
- Onde sua empresa está agora?
- Aonde você quer chegar?
- De que forma você vai fazer sua empresa atingir esse objetivo?
Neste post, apresentamos seis fatores cruciais que não podem faltar no planejamento anual do seu negócio.
- Faça uma análise atual da sua empresa
Identifique pontos fortes e fracos, defina e reforce sua missão e valores. Nesse momento você precisa fazer um diagnóstico de como está sua empresa. Deixe claro suas metas e para sua equipe. Eles podem ser peças-chave nesse processo de tomada de decisão e precisam estar cientes dos objetivos da empresa.
- Conheça o mercado
Pesqueis e conheça o mercado onde você está inserido. Sonde o mercado, observe o que a concorrência está fazendo, quais ações estão tomando. Isso pode servir de inspiração para seus próximos passos.
- Defina e conheça seu público
Além de ter bem definido seu público-alvo, isto é, para quem você quer vender, é importante conhecer o comportamento desse consumidor. As demandas podem mudar inesperadamente e você precisa se antecipar ou, pelo menos estar preparado.
- Faça parcerias com fornecedores
Dentro de um planejamento anual é importante direcionar o olhar para os fornecedores que oferecem produtos de melhor qualidade, que sejam pontuais nas entregas e com mais flexibilidade para negociação por exemplo. Esses são os melhores para fechar parceiras. Mas não fique preso a um único fornecedor. Busque novas fontes para não ser prejudicado diante de algum imprevisto.
- Faça o controle financeiro
Pensar em planejamento anual e não pensar em controle financeiro é o mesmo que pensar em um carro e esquecer o combustível.
Estar por dentro de todas as movimentações financeiras do seu negócio é a base para qualquer empresa que deseja chegar ao sucesso. Neste caso, não é permitido vacilar. E para ter total controle sobre suas finanças, monitorar taxas e conciliar vendas,você precisa de um conciliador automático de vendas. Uma ferramenta completa, ágil e prática que permitirá não apenas ter uma visão clara sobre seu fluxo de caixa, mas também, fazer um raio x sobre a saúde financeira da sua empresa.
Isso permite se antecipar a problemas, situações de imprevisto ou aperto financeiro, como também tomar as melhores decisões.
- Prepare-se para todos os tipos de situação
Somente com um controle financeiro eficiente, você poderá se antecipar a diversos tipos de situações. Nenhuma empresa está livre de imprevistos, mas a forma de passar por situações difíceis faz toda a diferença e isso pode definir a permanência no mercado. Faça reservas, monitores seus recebíveis, taxas, entradas e saídas. Prepare sua empresa para possíveis pressões que ela seja submetida.
Essas são apenas 6 dicas para você se basear e elaborar um bom planejamento anual. Claro, esteja sempre aberto a novas ideias que podem fazer sua empresa se diferenciar e se destacar no mercado.
Abraços e sucesso!