Infelizmente, os casos de fraudes com cartão tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. E justamente por isso, as empresas precisam se proteger para não saírem ainda mais prejudicadas nesses processos. Por isso, selecionamos as 6 principais formas de fraudes para você ficar por dentro do que ocorre e como se defender.
- Clonagem de Cartão (chupa-cabra)
Essa talvez seja a forma mais comum de fraude. Os golpistas alojam uma ferramenta simples chamada skimmers (mais conhecida como chupa-cabra) nos leitores de cartão dos caixas eletrônicos. Esse dispositivo recolhe os dados do cartão, e assim permite que essas informações sejam clonadas para uso posterior por parte dos infratores.

- Golpe por telefone
Nesse caso, o golpista entra em contato com o titular do cartão por telefone. Cria alguma situação, como por exemplo afirmar que o cartão foi clonado, e a partir daí solicita as informações como o número do cartão, validade, código de segurança, afirmando ser uma medida de proteção. Com esses dados em mãos, ele já consegue comprar pela internet sem grande dificuldade. Idosos costumam ser o grande alvo desse tipo de golpe.
- Comprovantes Falsos
Isso ocorre quando o fraudador vai até o estabelecimento e se passa por um cliente comum. Efetua uma compra e solicita pagamento com cartão em maquineta. Neste momento, sem deixar o vendedor perceber, ele cancela a operação e entrega um comprovante falso. Caso o vendedor não confira, ele entregará o produto sem que este tenha sido pago.
- Troca de Maquinetas
Este é outro caso onde o golpista vai até o estabelecimento, porém, uniformizado e se passando por funcionário da operadora do cartão. Geralmente, informa ao lojista que a maquineta precisa ser trocada e alí entrega uma maquineta que direciona todos os pagamentos para conta dele. Fique ligado.
- Fraudes Internas
Além de ações externas, o empresário precisa cuidar das movimentações internas. Alguns casos de fraudes têm origem dentro da empresa e o gestor é negativamente surpreendido com isso. Funcionários podem usar da má-fé e alterar os valores das vendas por exemplo.
O que também pode ocorrer é a utilização dos dados do cliente para uso próprio, observando a senha colocada no momento da cobrança ou até mesmo reimprimir o comprovante para extrair dados pessoais do titular do cartão.
- Chargeback
Essa é uma grande dor de cabeça principalmente para donos de e-commerce. Já falamos aqui no blog sobre casos de Chargeback fraudulentos e como lidar com essa prática que vem causando prejuízo à muitas empresas. O Chargeback ocorre quando há uma solicitação de cancelamento (estorno) da venda por parte do titular do cartão, alegando não reconhecer aquela possível cobrança, seja resultado de cartão clonado, cartão emprestado ou uso de má-fé do próprio titular que realiza a compra e depois pede o cancelamento.
Diante de cenários cada vez mais arriscados, onde a sua empresa pode perder dinheiro, controlar toda a movimentação financeira, e isso inclui as vendas em cartão, é de extrema importância para a vida útil da empresa. Portanto o empresário precisa e deve apostar em sistemas de gestão financeira, anti fraudes além de treinar seus funcionários para lidar com situações suspeitas. Outro forte aliado nesse trabalho de proteção financeira e controle de vendas é um conciliador de cartão.
Acreditamos que essas dicas possam ajudar a sua empresa a diminuir o número de fraudes e consequentemente continuar crescendo.