Certa vez, um cliente nosso fez um depoimento em vídeo sobre nossos serviços e lembro bem uma de suas frases: “hoje o tema é controle”. O que ele quis dizer com isso?
Assistindo ao vídeo, muitos não se atentaram a essa afirmação, eu fui desses confesso. Algum tempo depois, pensando em como suprir melhor as necessidades do mercado, comecei a refletir e levantar algumas questões: O que nossos clientes buscam em nós? Por que eles nos contratam? Foi aí que lembrei dessa frase de Álvaro Neto.
Álvaro é um varejista nato, nasceu no varejo e sabe muito bem a necessidade de controlar bem seus processos e negócios. Após dedicar uma vida no varejo de alimento e depois no varejo de combustível, sabe, como ninguém, que se não houver um controle eficiente dos gastos, as baixas margens se diluem e o empresário não sabe em quê!
Diferentemente de Álvaro, infelizmente, me deparo com vários empresários que não têm a mínima noção de como está a gestão do seu negócio, e para piorar, acham que controle é perda de tempo e dinheiro e consideram um serviço de alto custo. Com isso, eles desconhecem o custo financeiro, custo de produção, margem, e lucro. Muitos somente contratam um escritório de contabilidade porque são obrigados, um DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) é um ser desconhecido.
Portanto, volto a ressaltar a necessidade de saber controlar todo o fluxo financeiro de sua empresa. Isso é básico para o sucesso de qualquer negócio e finalizo afirmando seguramente que: a diferença entre as pessoas de sucesso e as pessoas fracassadas está exatamente nesses detalhes e em saber que controlar é básico e necessário, que conhecer a fundo os números da sua empresa é a base.
Por: Flávio Bento
Diretor de ADM e Estratégia