Certamente as vendas on line trouxeram conforto e comodidade para uma sociedade cada vez mais atarefada e dinâmica. Contudo, em paralelo a isso, alguns transtornos se tornaram comuns para os proprietários de e-commerce. Agora, os lojistas virtuais precisam se proteger de casos cada vez mais frequentes de chargeback indevidos.
Você pode nunca ter ouvido esse termo, mas já deve ter visto ou vivido algum caso de Chargeback. Por isso, vamos explicar do que se trata afinal, é uma das práticas consideradas vilãs do comércio eletrônico.
O QUE É CHARGEBACK
“Chargeback é o cancelamento de uma venda feita com cartão de débito ou crédito, que pode acontecer por dois motivos: um deles é o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão, e o outro pode se dar pelo fato de a transação não obedecer às regulamentações previstas nos contratos, termos, aditivos e manuais editados pelas administradoras” , afirma Josiane Osório, especialista (cursodeecommerce.com.br).
O grande problema são os casos cada vez mais frequentes de chargeback fraudulentos, isto é, o cliente usa de má fé e cancela sua compra junto a administradora do cartão informando que não reconhece aquela compra e o lojista fica no prejuízo (em grande parte dos casos). Casos assim, já representam 90% dos pedidos de chargeback nos e-commerces. Um número assustador mas real.
COMO PROVAR QUE UM CHARGEBACK É FRAUDE
Esse é um verdadeiro desafio e por isso, vem causando dor de cabeça para os proprietários de e-commerce. Comprovar que um chargeback é indevido não é tarefa simples. Primeiro, é preciso apresentar à adquirente uma documentação compatível com os dados da compra no prazo de 10 dias após a notificação do estorno. Além disso, o lojista pode usar qualquer indício que possa provar a relação do comprador (titular do cartão) com a realização da compra.
Atenção para a lista de documentos:
- Nota Fiscal
- Comprovante de venda
- Descrição do produto
- Dados do cliente comprador
- Informações de entrega
- Em casos de serviços prestados (descrição do serviço e informações da sua utilização)
COMO SE PROTEGER
Confirmar a veracidade de um chargeback indevido é um processo complicado e com grandes chances de perda para o lojista. Portanto, o ideal é controlar todas as suas vendas e transações em cartão (crédito ou débito), desde o momento da venda até o recebimento da última parcela. Analisar e proteger essas informações são extremamente importantes para não perder o controle financeiro da sua empresa como também, diminuir as chances de cair em possíveis fraudes desse tipo.
Selecionamos três ferramentas que podem ser verdadeiras aliadas nesse processo de controle das vendas.
- Sistema de Gestão Financeira
- Sistema Antifraude
- Conciliação de Cartão
Enfim, não permita que o chargeback comprometa seus ganhos. Por isso, é preciso estar munido de ferramentas que te ajudem no desafio de controlar suas movimentações financeiras e vendas em cartão.