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IFOOD. Será que vale a pena?

Se você nunca pediu comida pelo IFOOD, pelo menos já deve ter ouvido falar. Trata-se de um dos mais conhecidos marketplace do mercado. Fundada em 2011, a empresa brasileira hoje é o líder no ramo de entrega de comida pela internet na América Latina e está presente em mais três países, Argentina, México e Colômbia.

Para entender melhor o que é Marketplace, imagine um shopping na internet, onde várias empresas estão presentes oferecendo seus produtos. O IFOOD conta com um aplicativo e um portal focado em comida, como uma grande praça de alimentação.

Diante da possibilidade de atingir um mercado em potencial através do IFOOD, várias empresas do ramo de alimentação estão cadastradas e realizam suas vendas e entregas através do aplicativo. A questão é? Será que sua empresa se encaixa no perfil do IFOOD? Será que, para você, vender pelo IFOOD compensa?

Para responder essas questões vamos levar alguns pontos em consideração. Na verdade, é preciso avaliar se seu tipo de negócio tem as características ideais para utilizar o IFOOD. Geralmente, quem utiliza mais esse tipo de serviço são pessoas em viagens, portanto, caso você tenha um negócio com público local e fiel pense antes de ingressar no IFOOD. Analise se será realmente necessário e se vai agregar valor à sua empresa. Caso o público alvo do seu negócio seja turistas, aí sim, pode ser bem interessante se cadastrar no IFOOD para atender esse nicho do mercado.

Outro ponto importante é a analisar as taxas aplicadas. O IFOOD fica totalmente responsável pela movimentação das vendas pagas em cartão, isso porque o contrato com as administradoras de cartão é entre o IFOOD e a administradora. A você lojista, cabe somente receber o valor da venda na sua conta com as taxas descontadas. As taxas são um capítulo à parte que também merecem atenção.

É prática comum, as empresas de marketplace serem as responsáveis pelo marketing e consequentemente da divulgação das empresas que formam seu leque de lojas. E para isso, é cobrada uma taxa extra além daquelas que normalmente são descontadas pela administradora.

O IFOOD, por exemplo, cobra 12% nos pagamentos realizados em espécie ou na própria maquininha do lojista. Já para pagamentos realizados direto no aplicativo, essa taxa sobre para 15%.

Certamente utilizar o modelo de marketplace vai aumentar a visibilidade da sua marca e do seu negócio e você não terá que se preocupar com o marketing, neste caso. Porém, fique atento as taxas aplicadas senão você vai acabar “pagando pra trabalhar”.

 

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