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Fidelização de cliente: o segredo para o sucesso no varejo

Oferecer serviços e produtos de qualidade já não é diferencial no mercado há anos. Acredite. Isso é obrigação de qualquer empresa que se preze. Atualmente devemos voltar nossa atenção para a qualidade do atendimento. O que parece obvio, muitas vezes fica a desejar. Por isso, cuidar na qualidade do atendimento ao cliente é o segredo para o sucesso de qualquer negócio varejista.

E quando falamos de atendimento, tenha certeza que não se restringe a venda propriamente dita, mas ao processo como um todo, desde o momento da entrada do cliente no estabelecimento, até o pós-venda.

 

O PRIMEIRO CONTATO

Todo cliente deseja se sentir bem em qualquer estabelecimento, mas isso não basta. É preciso resolver o problema dele. O que isso quer dizer? Entenda a “dor” do seu cliente e ofereça um serviço ou produto que possa suprir essa necessidade.

 

SEJA UM DIFERENCIAL

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, buscar alternativas, e meios para facilitar a vida do cliente é fundamental e conhecê-lo também.

Crie um banco de dados com um cadastro simples e rápido de seus clientes para conhecer o perfil de cada um. Diante dessas informações você poderá oferecê-lo uma experiência de compra única e positiva.

 

PÓS-VENDA

Falar sobre o pós-venda é entender que a empresa se coloca a disposição do cliente para possíveis resoluções de problemas. Além de buscar saber se o cliente está satisfeito e o que pode ser aprimorado no atendimento.

Isso é a base de qualquer relação positiva e de confiança entre cliente e empresa.

 

A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Claro que cuidar da estrutura e oferecer conforto e um bom cafezinho é importante, mas lembre-se de investir em tecnologia para melhorar sua gestão. Identifique quais os processos que precisam ser aperfeiçoados e busque automatização para tornar seu tempo mais produtivo e destinar sua equipe para focar no atendimento.

Se sua empresa tem movimentações em cartão, realizar o processo de reconciliação das vendas de forma automática garante controle financeiro e mais tempo livre para cuidar da fidelização dos clientes.

Lembre-se que planejamento e gestão são alicerces para qualquer empresa e isso influencia diretamente na qualidade e no processo de atendimento. Sem gestão e planejamento, o trabalho geralmente segue “empurrando com a barriga” e sua equipe perderá tempo só resolvendo pepino.

 

INVISTA NA SUA EQUIPE

Realizar treinamento e capacitação para sua equipe certamente irá oferecer subsídios para melhorar o atendimento.

Não basta apenas ser educado e prestativo, mas o vendedor precisa saber resolver os problemas do cliente e comunicar-se bem. Entender os processos da empresa e ter uma postura mais firme e segura. Para isso, invista em capacitação, técnicas de vendas e comunicação.

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