Em meados de 1997 foi criado o OFX, um formato padrão de arquivos para abrigar informações financeiras tanto de empresas como pessoas físicas. O objetivo é facilitar a troca de informações entre as instituições.
A sigla representa um formato de arquivo de extensão OFX (Open Financial Exchange) que significa: troca financeira aberta. Esse arquivo é composto por informações financeiras e bancárias como extratos e históricos das transações. Diferentemente do Internet Bank, que possui informações mais detalhadas, os arquivos OFX apresentam informações mais sintéticas.
Ao longo dos anos, outros modelos de arquivos foram criados, mas o OFX permanece sendo um dos mais usados pelos bancos. Por isso, os principais bancos ativos no país disponibilizam em seus Internet Bank a opção para download dos extratos em formato OFX.
Todas as empresas precisam focar no controle financeiro e entender seu faturamento e suas despesas. Saber exatamente como está sua saúde financeira e traçar os próximos passos. Por isso, os arquivos em OFX são aliados nesse processo apresentando as informações sobre as movimentações financeiras e ajudando no seu controle. Lembrando que eles podem ser consultados de acordo com sua necessidade.
Muitas dúvidas podem surgir sobre a forma como os extratos são gerados e exportados para os bancos, por isso, estamos disponibilizando para você fazer download, o passo a passo para gerar os arquivos dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itau e Santander. Está logo abaixo no final do desse texto.
Abraços.