close

Como Guardar os Cupons de Venda?

Primeiro vamos entender o que é cupom de venda.

Nada mais é que aquele papelzinho amarelo que sai da maquineta sempre após uma venda. Nele constam várias informações sobre a venda e sobre o estabelecimento que realizou a transação.

Como trata-se de um comprovante de venda, muitos estabelecimentos se preocupam (e com razão) em arquivar esses cupons para uma possível necessidade. Caso haja alguma divergência e a adquirente solicite a comprovação da venda, por exemplo.

No entanto, o papel utilizado nessas bobinas é um tipo de papel conhecido como papel térmico que com a ação do tempo, os dados apagam tornando ilegíveis as informações contidas alí.

O papel térmico é um papel impregnado com uma substância química que muda de cor quando exposto ao calor. Ele é utilizado em impressoras térmicas e em dispositivos leves e baratos, tais como máquinas de calcular, caixas registradoras e terminais bancários (wikipedia).

É um tipo de papel utilizado principalmente para emissão de cupom fiscal, extrato bancário, comprovantes de cartão de crédito, fax, cartão de embarque em aeroporto e ticket de pedágio.

Justamente devido a preocupação em guardar esses comprovantes de venda, o empresário precisa e deve digitalizar os cupons. Essa é a forma mais segura para arquivar as informações sem correr o risco de perder os dados com o passar do tempo. Além disso, o empresário vai se livrar dos papéis e simplesmente guardar os arquivos digitalizados.

Caso a adquirente de cartão venha solicitar algum desses comprovantes, certamente não vai pedir para a empresa enviar os papéis, e sim a imagem de forma digitalizada. Portanto, digitalize os cupons conforme as vendas forem acontecendo ou no final de cada dia, dessa forma os cupons já poderão ser descartados. E se sua empresa não digitaliza os cupons de vendas, comece agora.

 

 

Tags : adquirentescartão de créditocartão de débitocupom de vendadigitalizar cuponsmaquinetaspapel térmicovendas

Deixe uma resposta