close

Marketplace salva empresas na pandemia

Diante de um cenário de pandemia onde as medidas de proteção se iniciaram com o fechamos dos centros comerciais, as empresas se viram obrigadas a fechar as portas por certo tempo. Tempo este que se arrastou, prejudicando principalmente os pequenos e médios empresários.

Aquelas empresas que não tinham um caixa robusto para se manter, fizeram milagre para sobreviver aos dias de fechamento e claro, usaram da criatividade para se manterem funcionando e honrarem seus compromissos como folha de pagamento, fornecedores, impostos, enfim.

Além de cortar custos, os empresários se viram obrigados a pensar em estratégias rápidas e eficientes para manter seus negócios vivos. Colocar esses planos em ação em curto espaço de tempo foi um grande desafio. E após quase um ano de pandemia, para muitos a situação ainda não é das melhores.

 

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

A pandemia trouxe uma mudança drástica no comportamento do consumidor que foi impulsionado a conhecer melhor o ambiente online. A vida doméstica forçada devido ao isolamento social, fez com que mais de 7 milhões de brasileiros realizassem compra pela primeira vez na internet, no primeiro semestre de 2020.

A modalidade de delivery foi adotada imediatamente; o home office permanece até hoje em muitas empresas; escritórios físicos foram para o ambiente online assim como muitas lojas, sejam de grandes marcas ou loja de bairro. Foi dada a largada na corrida contra o tempo para não falir.

Enquanto as portas físicas baixavam, o e-commerce decolava durante a pandemia e as empresas que adotaram o sistema de marketplace conseguiram respirar em meio a avalanche de incertezas causada pela crise econômica. E não pense você que somente os pequenos foram seriamente afetados, grandes marcas também sofreram com a ausência de clientes.

Para você entender melhor, o marketplace é uma forma de venda online onde o lojista disponibiliza seus produtos em plataformas digitais como IFood, Mercado Livre, Magalu, Amazon, Mercado Pago, entre outros. Uma excelente opção para vender no ambiente online sem desembolsar para criar um e-commerce próprio.

 

CONTROLE FINANCEIRO É VITAL

E mais do que nunca, foi possível constatar o quanto é importante obter o controle financeiro da empresa. Estar ciente e ter uma visão clara sobre os recebíveis e um fluxo de caixa transparente, afinal, o mercado foi pego de surpresa, e, claramente não estava preparado para lidar com uma pandemia que o obrigou a baixar as portas.

Muitas empresas tiveram que recorrer a medida de recuperação judicial para evitar a falência, acarretando um aumento de cerca de 32% desses casos no primeiro semestre de 2020. Os pedidos de falência cresceram 34% no mesmo período em comparação ao ano anterior.

As companhias aéreas e empresas ligadas ao turismo, como agências de viagens e hotéis, foram os primeiros a sentirem o impacto da pandemia. Pequenos varejistas vieram em seguida. Muitos ainda tentam se reerguer.

 

 

Portanto, se tem algo que a pandemia trouxe como aprendizado para o empreendedor, é o fato de estar preparado para situações inesperadas. A Atos Capital pode ajudar você a obter uma visão clara a médio e longo prazo de seu fluxo de caixa e colocar em ordem as suas contas. Entre em contato pelo e-mail atendimento@atoscapital.com.br.

 

Tags : controle financeiroecommerceempresasfalênciaisolamento socialmarketplacemercadoonlineoportunidadepandemiaquarentenavenda onlinevendas

Deixe uma resposta