close

Será o fim do dinheiro de papel?

Já pensou entrar em um supermercado onde não há atendentes nem caixas registradoras, escolher seus produtos e sair? Mas calma, não estamos falando de roubo. Câmeras de segurança e sensores registram suas compras e debitam diretamente no seu cartão. Isso já é possível!

Inaugurado em 2018, o Amazon GO, um supermercado da Amazon funciona exatamente assim. Pra isso basta você se cadastrar no app da empresa.

Nos últimos anos, temos observado uma mudança considerada no comportamento do consumidor. A forma de pagamento é uma dessas mudanças. O uso de cartão na hora de pagar uma conta, por exemplo, tem sido cada vez mais comum.

E por que? Comodidade, praticidade, segurança…enfim.

 

CRESCIMENTO IMPULSIONADO

De acordo com o World Payments Report 2018 (Estudo Mundial de Pagamentos 2018) lançado pela Capgemini e o BNP Paribas, nos últimos anos o mercado tem sofrido um crescimento expressivo em pagamentos digitais. Isso, graças a mercados em desenvolvimento que provocam essa demanda.

O fato é que, o uso do dinheiro vivo, em espécie, na hora de pagar uma conta está cada vez mais em desuso.

Imaginar que já é possível usar o próprio celular ou um relógio para pagar sua conta no bar prova isso.

Aí você deve estar pensando se tudo isso não é exagero ou ficção científica. Não. Isso é tecnologia.

 

FUTURO PRÓXIMO

Para os próximos anos, o varejo deve apostar em pagamentos via QR Code (série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada). O QR Code é, basicamente, um novo código de barras.

Segundo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), já no próximo ano, mais de 80% dos varejistas planejam adotar QR Code ou app como meios de pagamento.

 

IMPASSE NAS EMPRESAS

Enquanto o consumidor opta por efetuar suas compras de forma digital, as empresas ainda esbarram em algumas dificuldades.

As empresas tradicionais enfrentam complexidade técnica, além de, regulamentar novas formas de pagamentos junto as Fintechs.

 

Mas, o mercado não para. E as empresas além de serem obrigadas a se adaptarem ao mercado, precisam também focar no controle financeiro para não por tudo a perder. Afinal, de que adianta investir em tecnologia, produtos, serviços, mão de obra e não controlar seu financeiro?

Com o aumento crescente nas formas digitais de pagamento, o varejista precisa estar “de olho” em cada movimentação. Realizar a reconciliação de vendas automática é primordial nesse processo.

A plataforma da Atos Capital pode ajudar você a ter esse controle na palma da mão e ainda contar com uma equipe de analistas especializados no assunto.

 

Tags : cartão de créditocartão de débitoconciliação bancáriaconciliação de cartãocontrole financeirodinheiroempresasfinançaspagamentovarejo

Deixe uma resposta