close

O que é PIX

Nova forma de transação permite transferências instantânea e sem tarifas.

Está previsto para 16 de novembro o lançamento de uma nova forma de pagamento: o PIX. Entre outras coisas, esta novidade permitirá fazer pagamentos e transferências 24h por dia, 7 dias por semana de maneira instantânea e sem custo para pessoa física faz a operação.

É uma alternativa para quem quiser fugir dos DOCS e TEDS já conhecidos.
Da mesma forma como hoje existe as opções de TED e DOC para realização de transferências, agora existirá o PIX. O mesmo vale para pagamento que poderá ser nas formas já conhecidas em crédito ou débito e em breve, o PIX.

CADASTRAMENTO

Para começar a utilizar o PIX é preciso cadastrar uma “chave” de identificação junto a instituição financeira que a pessoa já é cliente, isto é, não precisa abrir uma conta. Apenas solicitar o cadastramento dessa chave. Os aplicativos dos bancos já estão oferecendo essa opção. A chave poderá ser o número do seu celular, o CPF / CNPJ ou e-mail.
De acordo com o diretor do Banco Central, João Manoel, o PIX é instantâneo, saindo da conta de quem paga e chega ao destinatário com uma média de 2 segundos. E em 90% das transações me até 10 segundos.

FACILIDADE NA TRANSAÇÃO

O destinatário dessa transação financeira (aquele que irá receber o dinheiro) será identificado apenas com CPF, telefone ou e-mail, ou seja, pela chave cadastrada, na hora do processo. Não será mais necessário informar por exemplo, número da conta, banco, nome completo, enfim…apenas a chave de identificação.
As transações também poderão ser feitas através de QR code ou links gerados no app do banco no próprio smartphone.

Os clientes poderão ativar o PIX em todas as contas que já possuam nos bancos que oferecerem esta opção. Mas, atenção. Cada conta terá uma chave de identificação.
Ainda segundo o diretor do BC, o PIX é tão seguro quanto os outros meios de pagamento que já existem, justamente porque o PIX nasceu do zero e com uso das tecnologias mais avançadas e construídos juntamente com as áreas de segurança dos bancos.
O sistema estará disponível para correntistas de todos os bancos e algumas fintechs, além de outras financeiras credenciadas pelo BC.

A fase de cadastramento já começou para que os usuários possam ir se acostumando com as funcionalidades.

 

Tags : bancospagamentopixtrasnferencia

1 comentário

Deixe uma resposta