Um dos processos que mais necessita de atenção e cuidado é o fechamento de caixa. Qualquer informação desencontrada pode resultar em prejuízos para a empresa, por isso, obter o controle dos dados e do processo é de extrema importância, além claro, dispor de atenção redobrada na hora de preencher as informações.
Mas, todo processo está sujeito a erros e o fechamento de caixa não é diferente. Selecionamos três principais erros na hora do fechamento de caixa que merecem atenção.
Primeiro erro: Troca de Moeda
Isso ocorre quando a forma de pagamento cadastrada é diferente da real. Isto é, a venda aconteceu e foi paga em dinheiro e foi lançada no sistema com outra forma de pagamento, em cartão, por exemplo. E isso resulta diretamente em um impacto negativo no seu processo de contas a receber.
Esse tipo de erro, pode representar uma prática fraudulenta. Aqui no blog já falamos sobre alguns tipos de fraude que colocam em risco a vida financeira de qualquer empresa.
Segundo erro: Número de Parcelas
É comum o operador de caixa trocar a quantidade de parcelas da venda, assim como a modalidade (crédito ou débito). E isso impacta diretamente no contas a receber da sua empresa. Com informações diferentes da realidade, o seu cashflow estará seriamente comprometido.
Terceiro erro: Troca de bandeira
No ato da compra, o operador de caixa pode se equivocar e registrar a bandeira de cartão diferente daquela que foi utilizada. Por exemplo: a compra foi paga no Visa e registrada no Master, ou vice versa. Isso afeta diretamente na sua administração de taxas, visto que cada bandeira utiliza uma porcentagens diferente.
Portanto, fique atento e oriente seus funcionários a aumentar a atenção na hora de registrar uma venda. Os dados precisam estar de acordo e as informações perfeitamente cadastradas para garantir um controle financeiro real.