close

Parcelamento sem juros no cartão pode está com os dias contados.

As compras em cartão de crédito já correspondem a cerca de 50% a 55% das movimentações em todo o país e isso ocorre por vários motivos, entre eles a possibilidade de parcelamento sem juros. No entanto, essa opção de compra pode acabar. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) apresentou ao Banco Central (BC) uma nova modalidade de financiamento via cartão de crédito onde os consumidores poderiam fazer um tipo de crediário, com juros mais baixos, para parcelar suas compras.

 

A opção de parcelamento, sem acréscimo, do valor do produto ou serviço ofertado é definido  pelo lojista, e o consumidor vai pagando as parcelas no cartão. Para a Abecs, essa proposta tenta diminuir o prazo que os lojistas recebem das administradoras que hoje é de 30 dias, para até 5 dias.

Hoje, os novos adquirentes, que formam a Associação Brasileira das Instituições de Pagamento (Abipag), têm como principal fonte de receitas, justamente a antecipação de recebíveis. Se essa proposta da Abecs entrar em vigor, isso acaba.

Enquanto isso, O BC por sua vez, garante que não está nos planos o fim do parcelamento sem juros como foi noticiado. O presidente do BC, Ilan Goldfajn, chegou a dizer que “o consumidor precisa saber que o parcelamento tem juros, nada é de graça”e que o BC trabalha para estimular o uso de meios eletrônicos para pagamento diminuindo ao máximo o uso de papel moeda.

O certo é que esse embate entre lojistas e administradoras de cartão de crédito pode afetar diretamente os consumidores.

Entenda mais sobre o assunto no vídeo abaixo.

Tags : brancocartão de créditoconciliação bancáriaconciliação de cartãoconciliadorcontrole financeiroempresasjurosmercadovendas

Deixe uma resposta