Você já deve ter percebido, que algumas pessoas tendem a poupar economizar ao máximo seus ganhos. Outras já costumam consumir e, muitas vezes, de forma desenfreada. Hoje vamos conhecer e entender um pouco sobre os perfis financeiros. O texto é da psicóloga Simone Viana.
💰
💰
💰
Entender nossa relação com o dinheiro e a cultura a qual estamos inseridos ajuda a descobrir aspectos do nosso perfil financeiro e como esse perfil pode influenciar em nosso projetos futuros.
É preciso entender todo o contexto da história do indivíduo. .
💵Após descobrir o perfil a que pertencemos, o passo seguinte é a aceitação. Só depois poderemos avaliar o que há de positivo e o que atrapalha sua vida e, então, buscar novos caminhos e mudar. .
💵Vamos aos perfis financeiros:
1. Devedor: não fazem ideia de como estão suas finanças. São consumistas sem controle.
2. Desligados: são ótimos poupadores mas são péssimos investidores. Gasta menos do que ganha mas não sabe investir o que sobra.
3. Poupador: pensa no futuro e sabe que para não sofrer com a falta de dinheiro é preciso poupar. O problema é que ele costuma ser muito temeroso na hora de fazer grandes investimentos .
4. Investidor: estão sempre fazendo orçamento doméstico com objeto de economizar e assim ter mais dinheiro para investir.
5. Gastador: quem tem esse perfil gosta de viver o aqui e agora. Por isso costuma se endividar com facilidade. Não se preocupam com o futuro.
Por fim, em qual desses perfis você se encaixa? Comenta aqui.